" Rosa Antuña exemplifica o sentido mais pleno de uma espécie de beleza." / "Rosa Antuña exemplifies the fullest sense of beauty." O Estado de São Paulo

" Mais que bailarina, uma artista em plenitude." / "More than a dancer, an artist in plenitude."
Hoje em Dia - Belo Horizonte, MG

“ Vale salientar o refinamento de Rosa Antuña, que também fala, canta e toca instrumentos, habilidades que se somam para projetá-la entre as melhores bailarinas do País.” / "It is noteworthy to point out the refinement of Rosa Antuña, who speaks, sings and plays instruments, skills that combine to project her amongst the best dancers within the country."
O Estado de São Paulo

Translate

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

De Perfumes e Sonhos - Sinopse e Release

De Perfumes e Sonhos 

Sinopse

O espetáculo foi criado para os homens. Fala sobre as mulheres. Revela as mulheres para os homens de uma forma extremamente franca. Através de uma atriz, uma cantora e uma bailarina as emoções, sentimentos, angústias e sonhos femininos vão sendo tecidos ao longo do trabalho.
Durante o processo de criação, o filme “ A Cidade das Mulheres” de Federico Fellini, foi também uma importante fonte de inspiração.
Direção, coreografia e textos de Rosa Antuña.
Intérpretes Eliatrice Gichewski, Fabiana Loyola e Luísa Bahia.

Duração 45 minutos.

Release

Há alguns anos trago a vontade de trabalhar cenicamente com dança, teatro e música, mas de uma maneira que fugisse à estética dos musicais conhecidos hoje em dia, que se baseiam muito no formato dos musicais da Broadway. Além disso, quando se diz que é um espetáculo de dança, teatro e música, de maneira simplista o leigo diz que então é um musical. E não é bem assim.

Tive formação em dança, do ballet clássico, às danças populares, dança moderna e contemporânea. Paralelamente fui estudando teatro e improvisação teatral de maneira independente fazendo cursos e workshops sempre que possível. Por último comecei a estudar canto, o que me levou à percussão e noções básicas de musicalização e violino.

Ao ingressar na Cia Mário Nascimento em 2003, encontrei finalmente uma harmonia ideológica com o coreógrafo, que começou a me trazer cenicamente propostas onde eu deveria atuar, cantar, tocar, improvisar, além de dançar. Sem dúvida alguma isso foi fundamental para o início do meu desenvolvimento artístico de uma maneira mais ampla e completa. Além disso, fui tendo também oportunidade de escrever textos, letras de músicas e poesias que eram usados nos espetáculos. Participei desta forma em “Escambo”, “O Rebento”, “ Faladores” e “Escapada”, sendo este último, o trabalho mais recente da Cia MN.

Paralelamente à Cia Mário Nascimento, trabalhei como coreógrafa desde 2003 para escolas e grupos independentes, além da criação de dois solos: “La Luna” (2003) e “Mulher Selvagem” (2010), onde também sou intérprete.

 “Mulher Selvagem” foi inspirado no livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estes. O solo traz a temática do resgate do feminino, expondo as fraquezas e fortalezas da mulher. Para expressar esta idéia usei a dança, o teatro e a música, além de textos e poesias que escrevi. O trabalho foi muito forte para mim e me abriu para um novo mundo dentro da arte e dentro de mim mesma.
 Senti então, a necessidade de compartilhar este universo com outros artistas. Um universo do feminino profundo revelado através das “Artes Integradas”.

Em “ De Perfumes e Sonhos “ tive a oportunidade de me aprofundar  neste caminho ao trabalhar com uma atriz, uma cantora e uma bailarina.
A idéia era que cada uma se expressasse em sua área de domínio, mas já começando a explorar uma outra linguagem cênica.

Para que um artista chegue nesta “Integralização da Arte” são necessários muitos anos de estudo e neste trabalho temos apenas o início de uma longa jornada.  Meu desafio é justamente encontrar um ponto em comum entre as três artistas. É desenvolver uma metodologia de ensino e ensaio onde os potenciais de cada uma venham se equalizando organicamente. O simples convívio entre as três também ajudou a promover isso. Naturalmente elas se observaram, trocaram, se auxiliaram. Além disso, trabalhei com elas técnicas básicas de preparação vocal, corporal e teatral. Além de exercícios mais rigorosos para uma boa preparação física. Sequências de dança contemporânea também foram trabalhadas para trazer um certo nivelamento da qualidade de movimento cênico e organização do corpo.

Quanto à temática do espetáculo, ela também não surgiu agora. Ela já me acompanha há muitos anos. E consegui começar a reconhecê-la e expressá-la a partir da leitura do livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, que resultou no solo “Mulher Selvagem”. Pois em “De Perfumes e Sonhos” o tema do feminino continua, ainda sim, influenciado pelo livro. A diferença foi que havia neste momento, três jovens intérpretes que me trouxeram muitos e novos estímulos e que também responderam muito bem aos estímulos que levei para elas. Foi uma troca muito rica.
Acrescento ainda que o trabalho foi criado para os homens. Fala sobre as mulheres. Revela as mulheres para os homens, de uma forma extremamente franca.
Durante o processo de criação, o filme “ A Cidade das Mulheres” de Federico Fellini, foi também uma importante fonte de inspiração

 Espero que seja este, o início de um belo caminho.

Rosa Antuña

foto: Daniel Protzner

Nenhum comentário:

Postar um comentário