" Rosa Antuña exemplifica o sentido mais pleno de uma espécie de beleza." / "Rosa Antuña exemplifies the fullest sense of beauty." O Estado de São Paulo

" Mais que bailarina, uma artista em plenitude." / "More than a dancer, an artist in plenitude."
Hoje em Dia - Belo Horizonte, MG

“ Vale salientar o refinamento de Rosa Antuña, que também fala, canta e toca instrumentos, habilidades que se somam para projetá-la entre as melhores bailarinas do País.” / "It is noteworthy to point out the refinement of Rosa Antuña, who speaks, sings and plays instruments, skills that combine to project her amongst the best dancers within the country."
O Estado de São Paulo

Translate

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Imprensa / Críticas

2013
NÔMADE

 O Estado de São Paulo - 7 outubro 2013
Helena Katz
" Rosa Antuña, há 10 anos trabalhando com Mário Nascimento, exemplifica o sentido mais pleno de uma espécie de beleza que vem somente da permanência. Ela realiza a poesia de um dançar que vai ventando pela cena. Seu trabalho de voz agora voa, e no seu corpo tudo vai acontecendo como nos desenhos animados antigos: começa do centro para as bordas, ganhando nitidez."

2011
TERRITÓRIO NU

HOJE EM DIA - Belo Horizonte, MG
Miguel Anunciação
"Como ocorria em faladores Rosa Antuña assume um papel específico: além de dançar, canta e balbucia um idioma inventado - como um ser falador. A quem é dado um lugar diferenciado, à altura das ressonâncias e experimentações dos seus, digamos assim, canais de expressão.
Mais que bailarina, uma artista em plenitude" 

2009
FALADORES

O TEMPO - Belo Horizonte, MG
"Disputa equilibrada na dança" - Soraya Belusi - 28 / 5 / 2009
Parece justo que "Faladores" tenha ganhado as categorias mais conceituais e "Dolores" as técnicas. Ficou faltando reconhecer o talento de Rosa Antuña, que brilha em "Faladores".

O TEMPO - Belo Horizonte, MG
"Música e corpo são personagens em "Faladores" - Soraya Belusi - 11/3 / 2009
Vale ainda destacar a volta de Rosa Antuña aos palcos após um hiato de dois anos. Ela acrescenta, ao mesmo tempo, grandes doses de delicadeza e vitalidade, síntese do que "Faladores" causa em quem vê.

HOJE EM DIA - Belo Horizonte, MG
Miguel Anunciação - 4 / 2 / 2009
" Entre os oito jovens bailarinos, Rosa Antuña se projetaria notavelmente : após dois anos se recuperando de grave cirurgia, a bailarina atravessaria um momento extraordinário.- ela estudou bastante (declara Mário Nascimento) enquanto esteve afastada, se dedicou muito como atriz e agora chega em cena dançando, tocando e se dando muito bem. Ela é completa, está preparada para grandes voos no futuro, inclusive como atriz."

HOJE EM DIA - Belo Horizonte, MG
“Faladores” ganha surpresa em cena
Miguel Anunciação
Crítico/espetáculos

Momento para um solo de Rosa Antuña : ainda sem título, mas previsto para estrear em novembro, o trabalho é inspirado em “Mulheres que Correm com os Lobos”, da psiquiatra Clarissa Pinkola, que reinterpreta contos de fada, segundo a visão da Mulher Selvagem, sua natureza anterior aos condicionamentos sócio-culturais. “A mulher que não cria constantemente se torna chata, cinza, nervosa”, diz Rosa, que neste primeiro investimento além da dança – teatro dança? Dança teatro? – quis distanciar-se de um tema “de umbigo”. “Quis fazer alguma coisa para compartilhar com as pessoas”.
Premiada também, profissinal respeitadíssima, Rosa deságua neste projeto uma série de vivências e estudos que vem acumulando numa longa carreira, inclusive como atriz. Já registra passagens importantes por Cuba, Alemanha, São Paulo e Minas, onde prestou serviços ao Centro Mineiro de Danças Clássicas, 1° Ato, Cefar e Mimulus. Reputaria enorme importância à parceria que vem estabelecendo com Mário Nascimento desde a montagem de “Escambo”. “É o diretor que mais me entende”, assegura.

http://www.hojeemdia.com.br/v2/index.php?sessao=1&ver=1&noticia=6490

2008
FALADORES

O TEMPO - Belo Horizonte, MG
Soraya Belusi
26 / 12 / 2008
" A Cia Mário Nascimento brindou seus dez anos com uma estréia à altura : o espetáculo Faladores. Momentos de extrema sutileza, como no início do espetáculo em que Rosa Antuña (sensacional) parece costurar palavras que saem de sua boca. "

2004
ESCAMBO

O ESTADO DE SÃO PAULO São Paulo, SP
Helena Katz
27 / 11 / 2004
“ Vale salientar que o refinamento de Rosa Antuña , que também fala, canta e toca instrumentos, habilidades que se somam para projetá-la entre as melhores bailarinas do País.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário